Sobre
Mais de Cem Anos de Trabalho no Campo.
A Emilio B. Gomes e Filhos (EBGF), foi fundada em 01 de julho de 1917, em Irati, no estado do Paraná, pelo Cel. Emilio Batista Gomes, um espanhol naturalizado brasileiro.
A atuação da empresa sempre esteve ligada ao setor madeireiro e agrícola.
O início foi com o plantio e condução de florestas de pinus para abastecer uma serraria, que beneficiava e comercializava pranchas e tábuas para a construção civil. A evolução do setor empurrou a empresa adiante, que abriu uma segunda indústria, dessa vez de lâminas e compensados, para atender a demanda de produtos e derivados.
A família Gomes crescia no ritmo de seus negócios. E a EBGF Compensados ampliava sua atuação no mercado brasileiro, abrindo filial em São Paulo, no ano de 1931,sob o comando de Egas Andrade Gomes, terceiro filho do Cel Emilio.
A empresa tornou-se grupo, ao partir para o setor agrícola. E foi na região do Roncador, norte do estado do Paraná, que os irmãos de Egas abriam empreita na lavoura das principais culturas de alimentos do Paraná.
No início uma empresa familiar, que com o tempo enxergou na profissionalização a evolução de seus negócios. Desde a sua origem, a EBGF vem implementando as mais modernas práticas de gestão operacional e administrativa. O seu quadro de profissionais conta com engenheiros, agrônomos, técnicos florestais, agrícolas, além de administradores de empresas e contabilidade apoiando o crescimento.
Em um movimento recente, como parte de um projeto de valorização de seus ativos, a EBGF focou esforços na conversão de boa parte da área de reflorestamento, em Irati/PR, para lavoura de grãos e cereais como soja, feijão, milho, trigo, aveia e outras culturas.
O novo posicionamento da EBGF visa atender à demanda crescente de alimentos e mira as culturas de importância agronômica em consórcio com a floresta. É um modelo de plantio sustentável, que faz a recuperação e preservação da cultura florestal e incrementa o potencial brasileiro na entrega de grãos e alimentos para o mundo inteiro.